Como e quando surgiu o “Santo Rosário”, e com qual objetivo?
Quando um crente escuta a palavra “hérege”, soa aos seus ouvidos como se fosse palavrão, pessoa imunda, suja, sem alma, o próprio diabo a ser extinto da face da Terra. As igrejas ensinam e inculcan nos fiéis que todas as pessoas classificadas por ela mesma como héreges devem ser mortos e assim foi feito por séculos com a aprovação e participação de todos os fiéis destas igrejas. Por exemplo, os protestantes se dizem cristãos assim como os católicos se dizem “cristãos”, e ambos torturaram e mataram incentivados por seu deus.
O Papa Lucio III decretou uma bula, escrita em Verona, em Novembro de 1184, bula Ad abolendam, prescrevendo medidas para erradicar os heréticos, abolindo completamente toda e qualquer heresia cristã. O Papa também obrigava todos os patriarcas, arcebispos e bispos a anunciar a excomunhão dos héreges em festas e feriados e, se não o fizessem seriam afastados do seus cargos eclesiásticos, assim como teriam também que encontrar (caçar) os hereges. Esta mesma bula foi incorporada como cânon do IV Concílio de Latrão de 1215, sendo a mesma usada posteriormente pelo Papa Inocêncio III.
O papa Gregório IX em 1231 aceitou para toda a Igreja a constituição de Frederico II (1224) pela que se impunha a pena de morte aos hereges e formou o tribunal da Inquisição que ficou a cargo da ordem dos dominicanos. E em1252, o Papa Inocêncio IV na bula Ad extirpanda autorizou o uso de tortura para extrair confissões de prisioneiros. Aqueles que se recusavam a abjurar, os hereges seriam entregues ao braço secular para a execução da pena de morte.
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Versão da Igreja Romana sobre o surgimento do Rosário
Versão da Igreja Romana sobre o surgimento do Rosário
Corria o ano da graça de 1214. Havia bastante tempo que o Languedoc, região meridional da França, vinha sendo assolado por uma infame e terrível heresia: a dos albigenses. [...] Convocada uma Cruzada para estancar o mal [...] apesar de tanto sangue derramado, a heresia continuava a devastar as almas. Nesse estado de tribulação extrema da Cristandade, São Domingos, movido por inspiração divina, entra numa grande e densa floresta próxima de Toulouse (capital do Languedoc). Ali passa três dias e três noites em contínua oração e penitência, não cessando de gemer, de chorar e de se flagelar, implorando a Deus que tivesse pena de sua própria glória calcada aos pés pela heresia albigense [...] Em conseqüência de tamanho ardor e esforço, acaba por cair semi-morto. E eis que então, Maria Santíssima, resplandecente de glória, lhe aparece [...] ACOMPANHADA DE TRÊS PRINCESAS DO CÉU, lhe disse: [...] se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Saltério'. O Santo levantou-se muito consolado e, abrasado de zelo pelo bem desses povos, entrou na catedral. No mesmo momento os sinos tocaram, pela intervenção dos Anjos, para reunir os habitantes. No início da pregação caiu uma espantosa tempestade. A terra tremeu, o sol se nublou, os trovões e relâmpagos redobrados fizeram estremecer e empalidecer todos os ouvintes. Seu terror aumentou ao verem UMA IMAGEM DA SANTÍSSIMA VIRGEM, EXPOSTA NUM LUGAR EMINENTE, LEVANTAR TRÊS VEZES OS BRAÇOS PARA O CÉU, PARA PEDIR AO SENHOR VINGANÇA CONTRA ELES SE NÃO SE CONVERTESSEM E NÃO RECORRESSEM À PROTEÇÃO DA SANTA MÃE DE DEUS. [...] a devoção do Rosário continua estreitamente vinculada a São Domingos, sem dúvida o seu primeiro grande propagador [...] todas as vezes que alguém reza, de modo conveniente, seu Rosário, deposita sobre a cabeça de Jesus e de Maria uma coroa formada de 153 rosas brancas e 16 rosas vermelhas do Paraíso, as quais nunca perderão sua beleza ou seu brilho [...] O Irmão Afonso Rodrigues, da Companhia de Jesus, recitava seu Rosário com tanto fervor que se via, com freqüência, a cada Pai-Nosso, sair de sua boca uma rosa vermelha, e a cada Ave-Maria uma branca, igual em beleza e em bom odor. Disponível em: <http://www.acnsf.org.br/article/7633/Origem-e-significado-do-santo-Rosario.html> Acesso em 23/05/2013.
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Carta Encíclica Magnae Dei Matris de Sua Santidade Papa Leão XIII sobre o Rosário de Nossa Senhora
Carta Encíclica Magnae Dei Matris de Sua Santidade Papa Leão XIII sobre o Rosário de Nossa Senhora
[...] Além do valor que o Rosário tira da própria natureza da oração, ELE CONTÉM UMA MANEIRA FÁCIL PARA FAZER PENETRAR E INCULCAR NAS ALMAS OS DOGMAS PRINCIPAIS DA FÉ CRISTÃ [...] O ROSÁRIO EM HONRA DE MARIA NÃO É, CERTAMENTE, O ÚLTIMO QUE ELA EMPREGA PARA SUSTENTAR A FÉ. COM EFEITO, COM A SUA MARAVILHOSA E EFICAZ ORAÇÃO, ORDENADAMENTE REPETIDA, ELE NOS LEVA À RECORDAÇÃO E À CONTEMPLAÇÃO DOS PRINCIPAIS MISTÉRIOS DA NOSSA RELIGIÃO: em primeiro lugar, daqueles pelos quais "o Verbo se fez carne" e Maria, Virgem intacta e Mãe, lhe prestou com santa alegria os seus maternais ofícios. Vêm depois as amarguras, os tormentos, a morte de Cristo, preço da salvação do gênero humano [...] são os mistérios gloriosos: o triunfo sobre a morte, a ascensão ao céu, a descida do Espírito Santo; o esplendor radiante de Maria assunta ao céu, e, por último, com a glória da Mãe e do Filho, a glória eterna de todos os Santos. E ESTA A ORDENADA SUCESSÃO DE INEFÁVEIS MISTÉRIOS NO ROSÁRIO É FREQÜENTE E INSISTENTEMENTE EVOCADA À MEMÓRIA DOS FIÉIS [...] Mas o Senhor está com ela, e cumula-a e a faz bem-aventurada da sua graça. E é justamente ela que o celeste mensageiro designa como a mulher da qual, por virtude do Espírito Santo, deverá vir para entre nós homens o esperado Salvador das gentes [...] Eis, portanto, que a bondade e a Providência divina nos deu em Maria um modelo de todas as virtudes, todo feito para nós especialmente com os mistérios gozosos, que se encerram justamente quando Jesus, depois de mostrar a sua sabedoria no Templo, "veio", com Maria e José, "para Nazaré, e lhes era sujeito" LEÃO PP. XIII. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_08091892_magnae-dei-matris_po.html> Acesso em 22/05/2013
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