Cidadão é um indivíduo que
convive em sociedade - grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas.
Cidadão é o habitante da cidade, é aquele que está no gozo de seus direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.
O cidadão ao ter consciência, que , ao exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania.
É obrigação de cada pais educar o cidadão para que a Constituição seja respeitada.
Cidadania é o exercício dos
direitos e deveres civis,
políticos e sociais estabelecidos na constituição.
Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as
atitudes dos indivíduos e a forma como estes
interagem uns com os outros na sociedade.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
Ser cidadão é respeitar o seu semelhante, é respeitar as leis, é respeitar o meio ambiente. Ser cidadão é participar das decisões da sociedade e contribuir para a melhoria dela.
Assim sendo, o exercício da cidadania consiste em pequenos atos praticados em nosso dia a dia, como:
. não pichar os muros;
não jogar papel no chão;
respeitar e auxiliar os mais velhos e as crianças;
respeitar os sinais e as placas;
saber dizer obrigado, desculpe e por favor;
preservar o meio ambiente
A atuação de um bom cidadão começa com um bom dia, um muito obrigado, e pode terminar com uma revolução coletiva, buscando o desenvolvimento da nação e do mundo.
Cidadania compreende os direitos e os deveres de um cidadão. A cidadania é composta dos direitos civis e políticos, bem como dos direitos sociais.
A cidadania exige ações do cidadão. Os acontecimentos não dependem apenas do governo. Dependem das atitudes de cada um. Não podemos deixar de reconhecer a responsabilidade que temos pelo nosso destino
Cidadania não deve ser apenas uma palavra amplamente utilizada pelas pessoas e pouco exercida no nosso dia a dia. É preciso reafirmá-la como um processo de conquista que se realiza a partir da conscientização dos cidadãos acerca dos direitos e deveres que regem a vida e o modo de atuação dos indivíduos na sociedade. É por meio da cidadania que as pessoas exercem seu papel fundamental no desenvolvimento social, lutando por melhores condições individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais que equilibram a vida em sociedade. No entanto, é necessário que o sujeito também seja consciente de seus deveres enquanto parte integrante de uma coletividade que, para se desenvolver bem, requer uma parcela de contribuição de cada um, a fim de alcançar uma das metas mais esperadas: o Bem Comum
Nenhum comentário:
Postar um comentário