sábado, 8 de março de 2014

Analfabetismo funcional

 
 
ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA DÉCADA DE 60
 
Quando criança, ao entrar na escola municipal, que era um galpão de madeira, com telhas de cimento amianto, e que no calor era muito abafado, mas os professores compensavam tudo isso com aulas muito interessante, estudávamos não só os rudimentos da leitura ( eu conhecia muito bem pois fui alfabetizado por minha mãe), mas já no 2º semestre do segundo ano iniciou-se para todos nós alunos um processo interessante que perdurou até ao 5ºano ( admissão ao ginásio)Tratava-se da colocação sobre o quadro negro, de um quadro de pintores, onde se retratava a vida cotidiana, então nós alunos tínhamos de descrever a cena, a professora chamava da 1ª etapa de DESCRIÇÃO, tínhamos que nos reportar aos detalhes para descrever a cena




Além da aula de caligrafia, tínhamos de descrever a cena com riqueza de detalhes, depois que a professora percebeu que grande parte dos alunos descreviam muito bem o quadro, passou-se para a segunda parte que era a COMPOSIÇÃO, onde o aluno tinha de organizar as figuras expostas ,para que houvesse uma interpretação do quadro exposto , após isso já no 4º ano, onde fomos transferidos para uma escola Estadual, o ritmo continuou, a professora punha o quadro sobre a lousa, e nos mandava fazer na ordem - DESCRIÇÃO - COMPOSIÇÃO  e em seguida uma nova etapa que era a REDAÇÃO, que é um tipo de composição escrita em prosa , e mais tarde incorporando tudo veio a NARRAÇÃO, em que o aluno podia escolher entre ( notícia , carta a alguém retratando o quadro, e uma estória ), isso acontecia no chamado primário e foi assim até a Admissão ao ginásio.




No ginásio foram introduzidos aulas com diversos professores, para nós alunos uma novidade, que trouxeram não só os quadros, mas a introdução ao tipo de artistas e suas respectivas épocas e gêneros
Renascimento, romantismo,barroco etc , junto com o nome de diversos movimentos da pintura e seus principais pintores. Não bastasse isso introduziu-se aulas de literatura ( nacional e estrangeira ) épico, fábula ,contos etc
Havia outras aulas, mas quero demonstrar que tudo isso me levou a ter amor pela leitura, não sei como estão hoje os estudos nas escolas, mas pelo que vejo os jovens não sabem escrever, e, tampouco possuem leitura que ensine algo .Muita gente com formação acadêmica não sabe descrever um dos quadros acima, SE PEDIR QUE FAÇAM UMA REDAÇÃO, AÍ SIM QUE VAMOS VER O ANALFABETISMO FUNCIONAL, atuando em grande parte dos " profissionais" brasileiros, o que também coloca em xeque o "Profissionalismo", dessas pessoas, pois se o profissional tem dificuldade de interpretação, como pode ser um bom profissional???
Talvez por isso vivamos numa época com falhas profissionais em todos os níveis!!! Lógico que existem muitos outros fatores que influenciam o mau profissional, mas sem dúvida a falta de base estrutural da leitura , não deixa de ser um dos fatores que concorrem, para o nível de profissionalismo. Alguns especialistas afirmam que os livros clássicos não são adequados aos jovens de 15 anos pela frases e palavras " difíceis ", Em 1º lugar , são difíceis pois o linguajar popular é de muito baixo nível, e , em 2º a leitura de clássicos de  ser aprendido em casa,( eu sou profundamente grato aos meus pais pelo incentivo à leitura!!! ), além do mais a criança antes de ler e escrever assiste muita TV, e não frequenta Biblioteca e nem vai ao Teatro a formação hoje está centrada no consumo de TV, Jogos de Computador , e Celulares !!! Qual será o futuro da humanidade???
OLOKOMEU
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário